Quando a minha mãe estava mal, nós saímos de casa. ,,,colab de la isla dos lobos

Henderson Espinosa actOnntoemoioS pàcsoan lais0or7:rdfe5dhS4 · Os brinquedos. Quando a minha mãe estava mal, nós saímos de casa. Minha avó levou meus irmãos mais meninos e eu fui na casa que era a mais luxuosa da cidade. Meu parceiro de banco morava lá. A casa não me agradou desde que cheguei a ela. A mãe do meu companheiro era uma senhora que andava sempre a recomendar silêncio. Os criados eram sérios e tristes. Eles falavam como secretamente e deslizavam pelas grandes peças como sombras. Os tapetes atenuavam os ruídos e as paredes tinham retratos de homens graves, de rostos apertados por longas patilhas. Crianças brincavam na sala dos brinquedos sem barulho. Fora daquela sala, você não podia brincar. Era proibido. Os brinquedos estavam alinhados cada um no seu lugar, como os frascos nas boticas. Parecia que com esses brinquedos não teria jogado ninguém. Eu até então tinha jogado sempre com pedras, terra, cachorros e crianças. Mas nunca com brinquedos como aqueles. Como eu não podia morar lá, meu padrinho Don Bernardo me levou pra casa dele. No meu padrinho havia vacas, mulas, cavalos, galinhas, um forno de cozinhar pão e um galpão para guardar milho e luzerna. A cozinha era grande como um barco. No centro tinha um picadeiro de lenha enterrado no chão. Perto da lareira, um pneu de carroça reunia peru, grelhas e homens. Pássaros e galinhas entravam e saiam. Meu padrinho levantava às da manhã e começava a partir lenha. Os golpes que dava com elhacha ecoavam pela casa toda. Uma vaca dengosa vinha até a porta e mugia mal o via. Depois um concerto de golpes, balidos, gritos, cacarejar e bater das asas, comoviam a casa. Às vezes ao entrar nas peças, o voo assustado de um pássaro que se surpreendia nos parava indecisos. Era uma casa viva e trepidante. O leite espumante e o pão caseiro, macio e dourado, nos aproximava de todos da mesa como um altar. Nossas manhãs passaram no celeiro cheiroso de luzerna. De uns buracos altos, que o sol furava, caíam no piso umas listas de luz onde dançava a poeira. As ratoeiras entravam e saíam por todo o lado, pois lá haviam muitas. Na casa do meu padrinho soube que brinquedos e jogos que deixam crianças felizes não estão nos brinquedos. João José Morosoli · ·