Teatro & Escravismo no Brasil: Nexos, Elipses e Inadequações - Jornada Internacional

Share iconShare on Facebook Share on Twitter Share via WhatsApp Início do evento 05/06/2023 - 14:00 Final do evento 06/06/2023 - 20:00 Início da inscrição 16/05/2023 - 08:00 Final da inscrição 04/06/2023 - 18:00 E-mail teatroeescravismo@gmail.com Telefone (97) 9631-6773 Docente responsável pelo evento Iris Kantor e Mariana Mayor Local do evento Outro local Auditório / Sala / Outro local Centro Universitário Maria Antonia O evento será gratuito ou pago? Evento gratuito É necessário fazer inscrição? Com inscrição prévia Haverá emissão de certificado? Sim Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)? Sim Descrição Jornada Internacional: Teatro & Escravismo: Nexos, Elipses e Inadequações A jornada internacional Teatro & Escravismo: nexos, elipses e inadequações reunirá pesquisadores para debater as relações entre as formas teatrais e as estruturas sociais na experiência estética e política brasileira entre os séculos XVI e XIX. Pretendemos interrogar como as práticas teatrais respondiam às auto-representações das elites dominantes e dirigentes em diferentes momentos, considerando as práticas e as expressões de subversão e de rejeição às linguagens teatrais consagradas na tradição europeia. Tais perspectivas serão abordadas a partir de problemas concretos e cotidianos da vida teatral na sociedade brasileira. Buscamos pensar as relações entre teatro e escravismo a partir dos nexos que conectam as formas de teatralidade à estrutura social no período colonial e imperial; atentos às elipses ou aos não-ditos que historicamente que invisibilizaram protagonismos que, no entanto, irrompem e transformam sentidos das encenações; e por fim, valorizando as "inadequações" e os deslocamentos que abrem possibilidades interpretativas desafiadoras. Segunda-feira, 05 de Junho de 2023 Salão Nobre - Centro Universitário Maria Antônia Terça-feira, 06 de junho de 2023 Salão Nobre - Centro Universitário Maria Antônia 11h00 Do teatro religioso às formas teatrais cívico-pedagógicas. Mediação: Iris Kantor (USP) "Manoel da Nóbrega e a performance da mercadoria", Sérgio de Carvalho (USP) "Vieira on the Jesuit stage in the Habsburg Netherlands", Johan Verberckmoes (KULeuven) 14h00 ABERTURA Usos do passado na escrita teatral: mistura de gêneros e de tempos. Mediação: Josiane Sampaio (USP) “Cenas da escravidão no teatro brasileiro”, João Roberto Faria (USP) “Povos originários e escravidão: dilema para o “indianismo” no século XIX, Elizabeth Azevedo (USP) “A persistência do cômico: preconceito linguístico e marginalização do negro na dramaturgia brasileira do séc. XIX", Orna Messer Levin (UNICAMP). O espaço teatral como esfera pública: encenações e invisibilidade social. Mediação: Marianna Monteiro (UNESP) “Um "poema choreographico": performances e teatralidades negras em ruas e palcos da América. Nirlene Nepomuceno (UNIFAI) “Academias coloniais, performance e anti- iluminismo das elites”. Iris Kantor (USP) "A representação do Brasil no palco português: A Real tragicomedia del descubrimiento y conquista de Oriente na Entrada de Felipe III, em Lisboa, 1619", Lisa Voigt (Ohio State University) 16h00 Mecenato e escravismo: circuitos fechados. Mediação: Rodrigo Goyena (USP) “Um esquecido amigo do Teatro”: o traficante Angelo Francisco Carneiro e a fundação do Teatro de Santa Isabel, Aline de Biase Albuquerque (IFSertãoPE/ UFPE) O Negreiro à frente do teatro: José Bernardino de Sá na direção do Theatro Imperial São Pedro de Alcântara (1845-1851), Mariana Mayor (USP/UNESP) Teatralidades e linguagens: deslocamentos musicais. Mediação: Luciano Mendes de Jesus (USP/ELT) “Teatralidades rituais negras no Brasil,séculos XVIII e XIX. O que nos revelam e escondem as gravuras?”, Salloma Salomão(ELT) "Músicos negros na luta abolicionista - racismo, branqueamento e invisibilidade no cânone historiográfico", Rafael Galante (USP) "Martins Penna, João Caetano e Paula Brito contra José Bernardino de Sá: redes de artistas, sonoridades negras e lutas antiracistas no teatro carioca durante o tráfico negreiro-ilegal (1838-1850)", Luiz Costa-Lima Neto (FAVI/RJ) 17h30 As Companhias de Teatro: trabalho, improviso e precariedade. Mediação: Mariana Mayor (USP/UNESP) “Laços de irmandade”, tensões identitárias e conflitos de trabalho entre brasileiros eportugueses no mundo teatral da segunda metade do século XIX, Silvia Cristina Martins de Souza (UEL) “A cor da Ópera no Brasil setecentista”, Rosana Brescia (Universidade Nova de Lisboa) Audiências no contexto abolicionista. Mediação: Nirlene Nepomuceno (UNIFAI) “A participação das companhias teatrais na campanha abolicionista: a turnê daCompanhia Dramática Julieta dos Santos(1882-1884)”, Ricardo Caires (UNESPAR) “Ópera e Abolicionismo”, Rogério Budasz (University of California) "Teatralizando o movimento: as peças abolicionistas como fonte histórica", Alain El Youssef (USP) ENCERRAMENTO 19h30 Mesa-homenagem: Da Lata de Lixo da História (1977) à Rainha (2022): entreatos da vida brasileira Mediação: Tata Amaral Paulo Arantes e Luiz Felipe de Alencastro e convidad@s.